Auditores participam de orientação à Prefeitura de Ariquemes sobre programa de alfabetização

Auditores de controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) participaram, recentemente, de reunião virtual com representantes do município de Ariquemes para tratar sobre programa técnico de consultoria e acompanhamento da política de alfabetização na idade certa.

O objetivo do trabalho é aprimorar a gestão da alfabetização em Ariquemes, melhorando resultados por meio de um programa de apoio técnico. O projeto abrange organização e análise de dados; criação de painéis gerenciais; definição das diretrizes estratégicas de alfabetização; estruturação e aplicação da avaliação diagnóstica e aprimoramento dos processos; de formação; de monitoramento e avaliação de resultados; e de elaboração do orçamento para a alfabetização na idade certa.

Além de auditores de controle externo, participaram da reunião os conselheiros Paulo Curi Neto (presidente do TCE) e Edilson de Sousa Silva; a prefeita de Ariquemes, Carla Redano; a secretária de Educação de Ariquemes, Elenice Salete Medeiros Piana; a especialista em educação Rita de Cássia Paulon; e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

O secretário de Planejamento do TCE-RO, auditor de controle externo Felipe de Paula, explicou que a escolha de Ariquemes se justifica por inúmeras razões, dentre as quais, ser a terceira maior rede de Rondônia em quantidade de matrículas (3800 estudantes); possuir ampla margem para melhoria de resultados (IDEB de 5,1 em 2019 – 28º em Rondônia); estar próximo de Porto Velho e facilitar a logística para execução presencial das estratégias; e possuir alto percentual de estudantes da rede pública abaixo da linha da pobreza (16,5% – 27º em Rondônia).

Ao final da reunião, os representantes de Ariquemes aceitaram tornar o município como um polo técnico e de suporte do TCE-RO no trabalho de multiplicação do programa na região.

Fonte da Notícia: Ascom Sindcontrole com informações TCE-RO