Auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) participaram de ação para fiscalizar o serviço prestado por unidades escolares que atendem a educação infantil nos municípios de Jaru e Ouro Preto do Oeste (OPO). A iniciativa aconteceu em fevereiro deste ano.
Os profissionais avaliaram a qualidade de educação pública nas unidades de pré-escola do município com foco na qualificação profissional e a suficiência da quantidade de docentes por crianças, além de espaços, materiais e mobiliários do ambiente educativo e a distribuição do tempo entre as diferentes atividades, de modo a identificar gargalos, oportunidades de melhoria e boas práticas.
Na ação estiveram presentes os auditores de controle externo João Marcos de Araújo Braga Júnior, Dalton Miranda Costa e Leonardo Emanoel Machado Monteiro entrevistaram a secretária de Educação, Andreza Dias. A equipe colheu informações sobre as políticas de formação inicial, complementar e continuada dos profissionais de educação que atuam na pré-escola.
Seis unidades escolares que atendem a educação infantil de OPO foram visitadas. Junto a representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semece), os profissionais verificaram dependências estruturais das unidades e conversaram com os profissionais das escolas.
Seguindo o mesmo esquema, em Jaru, os auditores de controle externo visitaram quatro escolas, sendo uma da zona rural. O relatório desta atividade realizada nos dois municípios será encaminhado aos gestores para comentários.
Após esses comentários, a versão final do relatório será emitida e divulgada à população em tempo oportuno, a fim de que possam também contribuir e exercer o controle social.
O Sindicato dos Profissionais de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (Sindcontrole) parabeniza os profissionais envolvidos na atividade. “Fiscalizar a educação é de extrema importância para o desenvolvimento do município e de nosso estado. Parabéns aos profissionais envolvidos nesse peojeto”, pontuou o presidente do Sindcontrole, Helton Bentes.