Municípios do Polo de Ariquemes já podem aderir ao Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa do TCE-RO

Já está disponível aos dirigentes de educação do polo de Ariquemes, composto ainda pelos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Itapuã D’Oeste, Monte Negro e Rio Crespo, o formulário de adesão ao Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa, ação do Tribunal de Contas (TCE-RO).

Trata-se de uma iniciativa em sintonia com uma das premissas de atuação estratégica do Tribunal de Contas junto à sociedade, qual seja, a de priorizar a melhoria dos resultados educacionais das redes públicas de ensino com foco na Alfabetização na Idade Certa.

Em razão disso, o TCE-RO tem planejado e implementado programas voltados a induzir o aperfeiçoamento da gestão e governança da educação pública no Estado, entre os quais, o Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa, cujo objetivo é alavancar os resultados de alfabetização dos municípios rondonienses por meio de uma série de ações e estratégias junto às redes parceiras.

Entre pontos a serem trabalhados, estão: avaliação diagnóstica; obtenção, tratamento e análise dos dados críticos para a gestão; criação de painéis gerenciais; definição sobre as concepções de currículo e alfabetização na idade certa; definição das diretrizes estratégicas; estruturação dos processos de ensino-aprendizagem; formação dos profissionais da rede de ensino; monitoramento e avaliação de resultados; e elaboração do orçamento para a alfabetização na idade certa. O objetivo é levar o Programa a todas as redes municipais do Estado.

Entretanto, nessa primeira etapa, a ação se concentrará nos municípios do Vale do Jamari, cujos dirigentes (prefeitos e secretários municipais de educação) têm até o dia 1º de setembro para preencher o formulário eletrônico, disponível neste link: https://survey.zohopublic.com/zs/mLBUwy.

Fonte da Notícia: Ascom TCE-RO