O Sindicato dos Profissionais de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (Sindcontrole) parabeniza o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) pelos resultados em pesquisa nacional, liderando em três categorias – Produtividade do Servidor Público, Gasto x Produção e Transparência Ativa e Passiva. A corte também foi considerado a quarta melhor do Brasil na síntese “Economia e Resultados”. O levantamento é realizado pelo Projeto Observa TC, iniciativa do Observatório Social (OBS) de Brasília em parceria com os Observatórios Sociais (OBS) de São Paulo e do Rio de Janeiro.
“Um resultado muito significativo para a sociedade do estado de Rondônia, mostra o trabalho e dedicação que os servidores da Corte vêm desempenhando. Parabenizamos a todos, em especial os profissionais de controle externo pelo resultado da pesquisa”, ressaltou o presidente do Sindcontrole, Rodolfo Kezerle.
O estudo, divulgado no último dia 16, consolida os resultados da apuração e análise dos dados referentes às atividades dos tribunais de contas (TCs) dos estados e da União durante o ano de 2017, coletados ao longo de 2019 e 2020 diretamente nos respectivos sites oficiais, em páginas indicadas por meio de links ou ainda por meio de solicitações com base na Lei de Acesso à Informação.
A pesquisa
O Observatório Social é uma associação sem fins lucrativos e apartidária, formada por cidadãos e entidades da sociedade civil com o objetivo de promover a transparência pública e incentivar o controle social dos recursos públicos, de modo a colaborar com o gestor público na busca da eficiência e no fortalecimento das instituições públicas, com especial foco no cumprimento dos objetivos sustentáveis 16.6 e 16.7 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Na pesquisa dos OBSs de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, foram elaboradas quatro escalas a partir dos dados coletados: Economia, Gasto x Produção, Produtividade dos Servidores Públicos e Transparência. Os resultados dessas avaliações estão disponíveis no endereço https://observatc.org/o-que-produzem-nossos-tribunais-de-contas/.